Ilha Bela, 19 de Novembro de 2014 – 4ª Feira.
Logo que saímos do canal de Ilha Bela, o mar de leste continua a balançar o Bubi para lá e para cá. O vento rodou para nordeste de pouca intensidade. São 14h quando estamos entrando no Canal de Santos. Ah, que maravilha! Sem remelexos, outra vez.
Na chegada, chamamos o Iate Clube de Santos e nos identificamos pelo rádio VHF; somos orientados a atracar num determinado píer – a profundidade não é suficiente para nosso calado. Sugiro irmos antes ao posto de abastecimento para completar o tanque de diesel (gastamos 70 litros de Paraty a Santos, de um total de 220 contido no tanque), antes de atracarmos, poupando reserviço. Fico feliz ao saber que teremos mais 80 litros de diesel Verana em galões, quando chegarmos à Floripa – onde só temos aquele diesel podre que ferra com o motor dos barcos. Aliás, é curioso saber que só existe o Verana em Paraty, Angra dos Reis e Santos. Nos demais portos e marinas, só o diesel náutico vergonhoso que se usa no Brasil – lixo!
Enquanto o Bubi tem seu tanque completado, Vivi vai à secretaria do Clube para regularizar a entrada do Bubi e solicitar uma vaga menos complicada do que a que nos ofereceram. Somos autorizados a atracar a contrabordo numa vaga muito confortável. Queremos registrar que o ICS é clube irmão do nosso IC Veleiros da Ilha, mesmo. Eles nos recebem com uma simpatia e elegância raras.
Barco atracado, o único caminho que nos atrai é o restaurante, que sabemos, é maravilhoso.
Programamos voltar a navegar amanhã às cinco horas da madrugada.


